Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Viagem de Regresso e a Arte

03.03.14 | Ana Gomes

Hoje começou a viagem de regresso. 

Não sei quando volto a Espanha, mas trouxe uma série de ideias e apontamentos a maioria deles para partilhar convosco. 

 

E a eterna questão com que me debato - e que muito provavelmente está directamente relacionada com a educação - e que é a seguinte : 

 

São demasiadas vezes criticados os investimentos que se fazem com a cultura. E são normalmente os primeiros cortes que se fazem nos orçamentos. De acordo, antes na cultura que na saúde e na alimentação. 

Mas DEVEMOS pensar que a cultura é um polo gerador de emprego e desenvolvimento. Em Bilbao cruzei-me com dezenas de portugueses, e com outras tantas dezenas de pessoas de outros países, diria até com várias de pessoas de outras zonas de Espanha. Considero que o Guggenheim tenha MUITO a ver com isso. 

Para além do museu em si, tivemos de ficar alojados num hotel e consumir na cidade. Isto é DESENVOLVIMENTO. Nem sequer ponho na equação o que é para mim verdadeiramente enriquecedor, que é o resultado da interacção com a cultura, o enriquecimento pessoal que é depois transportado para as nossas vidas, empregos, relações... mas que como são menos tangíveis ou menos imediatas são esquecidas por quem tem de olhar para números. 

Tudo bem.

Que olhem pelo menos para o desenvolvimento económico que advém dos pólos culturais. 

 

3 comentários

Comentar post