Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas Para Aquecer.

19.01.17 | Ana Gomes

1a65b3113382b49cbf773c731e1fcf4b.jpg

 

 

 

Já sabemos. Não se fala de outra coisa : está um friooooooo tremendo. 

E está mesmo. 

 

Se fosse possível andava com um aquecedor atrás... ou passava estes dias a trabalhar em frente à lareira. Aposto que vocês também. Mas... como isso ainda não é - para já - viável hoje partilhamos convosco um TOP de dicas para que aquecer ou para que se mantenham quentes ;) 

529a4527a7a31c8edb1438f9d537e9e6.jpg

 

5 - Vestir Por Camadas : 

 

A velha e queria técnica da "cebola" em que nos mantemos bem agasalhados vestindo-nos por camadas. Isso não implica que tenhamos de deixar o estilo de lado já que cachecóis, gorros e luvas podem ser um óptimo acessório. Investir em roupas polares ou em tecidos que garantam a protecção do frio podem ajudar a que não tenhamos de nos "enchoriçar" tanto. 

886d675fedc46b304c99e706d47a1ccd.jpg

 

4 - Por de lado as contagens calóricas : 

 

Ou assumir que a ingestão de calorias deverá ser superior à normal! Isto não quer dizer que a alimentação deixe de ser saudável - pelo contrário - mas é necessário aumentar o consumo de gorduras ( saudáveis ) . Peixes gordos, abacate, óleo de coco e leguminosas ajudam a manter o organismo protegido. Os alimentos termogenicos como os picantes ou o gengibre ao aumentar a temperatura do corpo ajudam a que fiquemos quentinhos. #HOTHOTHOT

98fa07fac962a622d723b9309578349b.jpg

 

3 - Trocar o copo de vinho pela chávena de chá : 

 

Noticia chata, certo? Até porque se costuma dizer beber para aquecer! Mas na realidade as bebidas alcoólicas apesar de provocarem uma sensação de calor... dificultam a capacidade do nosso corpo de se manter quente. 

Um dos mecanismo do organismo humano para se defender do frio e preservar a sua temperatura corporal é fazer uma vasoconstrição periférica. 
Perante um ambiente externo muito frio, diminuir o calibre das artérias que levam o sangue para a superfície corporal é a forma a que o organismo recorre para evitar arrefecer o sangue na pele e perder calor corporal.


Ora, se o álcool provoca vasodilatação periférica, a ingestão de bebidas alcoólicas contraria um dos nossos mecanismos de defesa perante o frio e vai fazer o nosso corpo dispersar muito do seu calor com a chegada de grande quantidade de sangue à superfície corporal.

 

331c0a458bb1e4f0f628fbcb03d8c793.jpg

 

2  - Enganar os olhos : 

 

Esta dica é engraçada mas efectivamente funciona! A percepção de cores e ambientes quentes ajuda a promover uma sensação de conforto e calor. É por isso que é boa ideia acender velas ( mesmo que isso não aumente a temperatura ) e escolheres cores que associemos ao calor : vermelhos ou laranjas. A percepção de tecidos mais confortáveis também é uma óptima escolha. Vale de tudo para enganar o frio! 

72d2e73ba3b7429b2c5c70e0dee54370.jpg

 

1 - Actividade Física : 

 

Aqui qualquer uma vale! Podemos pensar num desporto, mas também em limpar a casa ou por roupa em ordem. Acredito que se raramente temos vontade nestas alturas tenhamos ainda menos... mas acreditem que funciona e ajuda a aquecer. De qualquer forma todo o tipo de actividade física conta! E se o calor humano é fundamental é sem dúvida uma óptima altura para espalhar amor! Venham de lá esses abraços. 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post