Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas de Arrumação ( Segundo a Marie Kondo )

17.01.19 | Ana Gomes

 

3ddae16e4c6c776a5d2a1bfca568524c.jpg

 

 

Por esta altura muito se fala do fenómeno Marie Kondo, conhecido por ajudar e mudar a vida das pessoas através da... arrumação! É verdade. Ela promete - e efectiva - verdadeiras mudanças em vários campos ( inclusive emocional e profissional ) pela limpeza e arrumação das casa. O seu livro "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" é um best-seller e acabou de lançar uma série no Netflix que nos faz visualizar aquilo que parece impossível.

Bom... pelo menos para mim! Deixo-vos então com 5 dicas fundamentais de organização e arrumação, baseadas na filosofia desta verdadeira Guru. 

 

5 - Sem Hesitações : 

Segundo KonMari - como é carinhosamente apelidada - toda a arrumação deve ser feita sem hesitações e da forma mais continua possível. Ou seja : deve ser feita planificada e devemos dedicar tempo a esta tarefa começando e acabando TUDO. Se o plano é arrumar a roupa idealmente só devemos parar quando terminamos toda a roupa. Palavra de ordem : não procrastinar. 

 

4 - Visualizar : 

A melhor forma de chegar ao conceito ideal para a nossa casa/vida é - segundo a autora - visualizar o resultado pretendido. Essa visualização é não só uma motivação, como uma estratégia para encontrar um fim. Se queremos a nossa sala com um sofá, um móvel e uma televisão... então temos de não só arrumar a divisão como... de nos livrarmos de todas as coisas que não são o sofá, o tal móvel e a televisão. 

 

3 - Ter Tudo à Vista : 

Parte do método implica que tenhamos TUDO à vista. Ou seja : se a ideia é arrumar a roupa que temos no guarda-roupa deveremos retirar toda a roupa, espalhá-la de forma a que a possamos ver e depois sim começar a arrumar. Há toda uma simbologia por trás desta lógica, já que tendemos a esconder as desordens nos armários, como escondemos algumas emoções na nossa vida. Esta dica também se aplica ao trabalho, quando queremos organizar o nosso dia/planos de trabalho devemos escrever numa folha branca todas as tarefas que temos de executar. 

 

2 -  Categorizar. 

A arrumação deve ser feita por categorias. No caso da roupa, deveríamos ter todas as camisas arrumadas no mesmo sitio, as t-shirts, as calças... e por aí fora. Esta medida é importante não só para termos um ponto de partida na arrumação, mas ao mesmo tempo porque nos permite visualizar a quantidade de coisas - dentro de uma categoria - que temos. 

 

1 - The "million dollar question" : Isto Faz-Me Feliz ?

Para a guru tudo se resume a um sentimento positivo. E só devemos considerar guardas as coisas que realmente nos trazem um sentimento. Caso não consigamos atribuir a um objecto esse sentimento então devemos dispensá-lo, não sem antes agradecer agradecer simbolicamente ao objecto pela utilidade que já teve na nossa vida. 

 

 

Boas Arrumações! 

1 comentário

Comentar post