Refeições Felizes, Digestões Felizes - Activia.
Fui recentemente desafiada pela Activia a passar uma manhã diferente.
A ideia era conhecer o resultado de um estudo num brunch no Pestana Palace. Como recusar, certo?
Aquilo porque não esperava - muito menos num evento de bloggers e comunicação social - é que à entrada do evento me - forçassem - convidassem a colocar o telemóvel numa gaiola fechadinha onde deveria permanecer até ao final do evento.
Se acham que a minha confusão mental naquele momento soa a hipérbole.. não é! Claro que sobrevivi sem telemóvel durante 2 horas... mas o meu primeiro pensamento foi : não avisei ninguém que ia estar incontactável... e se precisam de alguma coisa?
Sabem... aquele sentimento/necessidade de estar disponível 24/7. Invejo as pessoas que sabem e conseguem desligar.
A Activia realizou um estudo no início deste ano, em conjunto com a Marktest - e com uma análise por parte do Sociólogo, Professor da Universidade Aberta e Investigador do ISCTE-IUL, Pedro Abrantes sobre os hábitos dos portugueses às refeições.. e eis algumas das conclusões :
- Mais de 70% utiliza aparelhos móveis durante as refeições. Os homens usam mais do que as mulheres.
- 8 em 10 atendem chamadas durante as refeições e 93% utiliza a TV enquanto come.
- 81% concorda que os aparelhos electrónicos prejudicam o convívio às refeições. Mesmo assim, 72% não tem em casa a imposição de não utilizar tecnologia na hora da refeição.
- Mais de 50% das pessoas sofrem mal-estar quando dedicam pouco tempo às refeições: sofrem de má digestão.
Foram várias as conclusões do estudo mas estas foram aquelas que me chamaram mais a atenção. E revejo-me no padrão familiar de "tecnologias à mesa" . E tenho a perfeita noção de que por despender tão pouco tempo nas refeições - ou por fazê-lo num stress tremendo - sofro depois com isso.
Adiantam ainda que dos inquiridos, 63% usa sempre a mesa para as refeições, mas entre as alternativas o sofá é o grande vencedor com 32,2% de adeptos. 27% afirma mesmo que a cama é também uma boa possibilidade.
Quando tentam perceber o que impede os inquiridos de desfrutar mais das horas das refeições, a maioria refere a actividade profissional. Logo a seguir verifica-se que mais de 40% se refere ao uso de dispositivos móveis.
Aqui em casa comemos sempre no sofá... já em casa dos meus pais isso é impensável. E sim... o telefone está sempre "á mão de semear" mas em casa da família tenta-se que o uso seja mais comedido. É que o respeitinho ainda é muito bonito!
A verdade é que se até aqui não racionalizava muito a questão... agora dou por mim a tentar ignorar o "apêndice" pelo menos nas horas da refeição.
Estes dados mexeram convosco? "Refeições Felizes, Digestões Felizes" é o que a ACTIVIA pretende ao por-nos a pensar nestes resultados. Vamos a isso ?