Muffins de Maçã e Cenoura. Sem glúten e sem açúcar.
Vocês já vão conhecendo as sagas alimentares que por aqui se vivem e hoje foi o dia de meter a mão na massa.
Bom... não literalmente já que fiz tudo com uma colher de pau ahaha.
Amanhã há uma festinha na escola da Vi e como já aconteceu no passado - e sendo permitido levar alimentos para a escola - eu decidi cozinhar para ela - e para todos os meninos que queiram provar estes bolos. A receita que escolhi não tem ovos, gluten ou açucares adicionados. E sabem que mais? É maravilhosa!
Se numa festa há comida e bolinhos, não é porque não quero que ela coma bolos de pastelaria que ela vai ficar de parte. Nada disso!
Preparei-lhe uns muffins simples - e saborosos - que aí em casa podem adaptar para bebés ou fazer pequenas alterações e ficar com um lanche ou pequeno almoço muito saborosos para vocês mesmos!
Parti de uma receita sugerida na página Cria,Comer,Crescer que podem seguir neste link e fiz pequenas alterações.
Cozinhei 3 cenouras e 3 maçãs com pouquíssima água que reduzi a puré. É importante que este seja o primeiro passo ( a par com ligar o forno ) porque o puré deve ser adicionado aos restantes ingredientes quando já estiver a uma temperatura ambiente.
Depois reduzi uma chávena e 1/4 de aveia em farinha ( uso a da prozis... mas podem usar qualquer uma, não é necessário comprar farinha de aveia, basta que a triturem ), juntei uma colher de café de fermento, 1 colher de chá de canela, 1/4 de chávena de leite vegetal e finalmente integrei o puré.
Super simples! Coloquei em formas de muffins e levei ao forno cerca de 20 minutos. A textura final dos bolinhos é meia humida e são mesmo saborosos.
Para os adultos podem acrescentar mais canela, umas 2 tâmaras ( ou 3 se forem pequenas ) e alguns frutos seco. Fica DIVINAL! A minha sugestão é que dupliquem a receita e façam metade da massa para os miudos e a outra metade para os graúdos. É possível congelar os muffins depois de prontos e é uma óptima solução para um lanche SOS super saudável! :)