Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Do Benfiquismo Social.

21.04.14 | Ana Gomes
(foto retirada da Internet).

Várias considerações sobre o mesmo tema. 

 

Mas antes : 

Parabéns Benfica, parabéns Benfiquistas. 

 

Em sociologia estudei futebol. Se já gostava da modalidade desvendar os efeitos libertadores, a descompressão individual/social foi uma certeza de que aquilo que eu sentia se multiplicava em vários outros seres. 

 

Sobre ser Benfiquista… “eu nasci assim, eu cresci assim”. Não consigo explicar exactamente porquê, mas sei que é um sentimento gigante. Estúpido? Talvez soe assim. Mas o coração tem destas coisas e o meu acelera um bocadinho quando o assunto é esse. O lado positivo é que nesses momentos sei que funciona. 

 

O que aconteceu ontem no Marquês de Pombal foi mais bonito do que dentro das 4 linhas. Não acho que o jogo tenha sido alguma coisa digna de espectáculo, já a manifestação dos adeptos… foi. Foi no mundo inteiro - mostraram os jornais - foi em várias casas, e na minha casa também. Eu e o meu pai, uma garrafa de champanhe. 

 

As criticas não se fizeram tardar (CLARO!). Que éramos um povo pequenino, que o futebol movia multidões mas a política não.. que saímos de casa aos milhares para comemorar a vitória de uma equipa. 

 

Mas… e então? Claro que eu acho fulcral que as pessoas lutem pelos seus direitos e arrelia-me a passividade e a falta de informação política. Por outro lado percebo o desencanto. Ainda assim acho que uma coisa não mexe com a outra. Ver que as pessoas saem, festejam e se manifestam mostra entre várias coisas que há alguma coisa dentro delas a pulsar. 

Se me apetecia que - ao lado dos cachecóis - estivessem cravos vermelhos. Claro que sim. 

 

Ver que ainda há - no meio de todo o desalento - um motivo para celebrações…faz-me sorrir e sentir que mesmo quando nos dão todos os motivos do mundo para o cinzentismo… temos uma força qualquer que nos faz agarrar isto. 

 

Se for o Benfica, tanto melhor.

4 comentários

Comentar post