Cozinhar é um acto de Amor.
(na foto com a Andreia do blog Glimmer Le Blonde)
Cozinhar é um acto de Amor.
Não foi dificil compreender isso.
A minha mãe sempre tão cuidadosa, persistente e apurada nas receitas que preparava para nós. Depois as minhas tias e as mesas cheias de cor e aromas resultado de tantas horas de volta dos ingredientes e dos tachos. Nos almoços de familia nunca falta opção para ninguém... seja o petisco preferido ou a sobremesa de eleição. E ai de quem diga que gostava mesmo era "daquilo" ... é que o que quer que "aquilo" seja estará na mesa no próximo encontro.
Aprendi tanto sobre a vida enquanto amassava pão, mexia bolos ou espreitava a massa a levedar.
Cada vez menos usamos o nosso tempo para cozinhar. E sendo assim é necessário que o Amor passe para a escolha do menu. Parece tonto? Mas não é! Todas sabemos que a comida são sentimentos - o que é errado do ponto de vista nutricional - mas tão certo emocionalmente. E nada é melhor do que chegar a casa e saber que alguém se lembrou de nós quando comprou o jantar. Somos um bocadinho de cada coisa. Somos um pedacinho de cada gosto ou preferência.
Eu adoro sujar as mãos e cozinhar. Não gosto particularmente de cozinhar para mim... mas adoro preparar refeições. Abrir a dispensa, o frigorifico e as gavetas cheias de frasquinhos e inventar o suficiente para que no final o sabor seja o certo, ou o mais agradável possível.
Depois há aquela minha crença de que os alimentos nos podem curar e é aí que aprender sobre cada um deles se torna magia pura.
Ontem pude meter as mãos na massa ( assim mesmo literalmente ) e partilhar com pessoas que pensam como eu receitas que nos fazem felizes.
Obrigada Mafalda Pinto Leite. Pela aprendizagem, pelas partilhas e por esta foto tonta!
(Workshop realizado a convite da Elleta Watches do qual falarei em detalhe num post cheio de fotos bonitas ).