Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Compreender a Depressão (vídeo da OMS).

16.11.14 | Ana Gomes

Hoje quando acordei tinha uma mensagem a dizer-me para ver este vídeo. 

Achei mesmo importante partilhá-lo aqui. Confesso que não gosto da metáfora do "Cão Preto" ( porque adoro cães e acho que até podem ser importantes nos processos de recuperação e estabilização). Por outro lado alguma realidade tinha de ser usada e foi... um Cão Preto. Se a mensagem passar... tanto melhor! 

 

Captura de ecrã 2014-11-16, às 13.02.45.png

 

 

O que sinto é que sendo a depressão um estado horrível, uma das piores partes é a não aceitação/compreensão das pessoas que convivem diariamente com o depressivo e acabam por se afastar ou perder a paciência. 

Entendo que não compreendam. Um braço partido, uma ferida na testa, uma perna inchada são coisas visíveis e que compreendemos. O "invisível" o que não se conhece é difícil de aceitar e compreender.

Não julgo. Mas penso que este vídeo pode ajudar.. quem sofre com a doença e quem sofre por não se conseguir expressar. 

 

Acho que a honestidade emocional é fulcral. Não é abanar a bandeira do coitadinho. Não há coitadinhos, nem as doenças servem de desculpa. Mas há tantos muros no caminho que se quem está connosco souber que temos dificuldade em subir sempre nos pode estender a mão e ajudar. Caso não saiba... o mais provável é seguir caminho e achar que somos só preguiçosos. 

3 comentários

Comentar post