Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Bebida Fresca de Café

16.07.14 | Ana Gomes

Adoro café.

 

O sabor (obvio) mas também o cheiro do café acabadinho de fazer.  E não bebo "para acordar", bebo porque me dá mesmo prazer. 

Cá em casa é uma festa. 

 

Há café solúvel, cafeteira, uma Nespresso e uma Dolce Gusto. Tenho máquinas suficientes para não beber café na rua, mas vá-se lá perceber também adoro o ritual dos bons dias ou boas tardes na pastelaria ou no café da rua. 

 

No verão então há uma bebida que VENERO, aprendi que se chamava mazagran apesar de já ter ouvido muitas versões ou um "hããããã?!" depois de fazer o pedido.

Com mais ou menos variantes é um café com gelo e uma rodela de limão.

 

Em variantes mais complexas o gelo é picado e o limão vem em raspas, há depois quem acrescente canela e açúcar mascavado. Mas para mim simples está bom! 

 

Dizem que era um hábito da minha avó. Não me lembro. As memórias que tenho dela e de café passam por lanches numa mesa redonda com canecas de café com leite que serviam de depósito para os papo-secos com manteiga onde os mergulhávamos - sem preocupação calóricas - até á pontinha dos dedos das nossas mãos rechonchudas e deliciadas. 

 

São memórias boas. Muito mais doces do que as do meu mazagran sem açúcar. 

 

A minha receita é esta.. hoje recebi uma da Nespresso que só pode ser boa... serve de lanche ou sobremesa e é assim :

 

 

Gingerbread Breese (Brisa Pão de Especiarias)

 

Ingredientes:


3 bolas de gelado de baunilha

1 cápsula do Grand Cru Fortissio Lungo

Xarope de pão de especiarias

100 ml de leite

Gelo picado

Pão de especiarias (decoração)

 

Materiais:

1 Aeroccino ou o bico de vapor da sua máquina

 

Nespresso

1 copo de Receitas (350 ml)

1 misturador / liquidificador

 

Preparação:

Coloque o xarope de pão de especiarias (2 colheres de café) e o leite no Aeroccino Nespresso e prepare a espuma de leite. Coloque o gelado de baunilha no misturador. Adicione o Fortissio Lungo e o xarope de pão de especiarias (1 colher de café). Misture tudo. Encha o copo de receitas com gelo picado e de seguida verta a mistura para o copo. Coloque a espuma de leite no topo. Sirva com uma colher num copo à parte e adicione um pouco de pão de especiarias.

 

 

 

Em alternativa - e caso a receita seja complicada - experimentem bater o gelado com café e  o gelo picado, temperem com noz moscada e canela ;)  

3 comentários

Comentar post