Anemia: a importância do rastreio.
Na sequência do meu envolvimento como Embaixadora Mudar a Anemia estive presente num evento onde falámos a abordar vários aspectos importantes sobre o tema.
Antes de nos sentarmos para analisar alguns dados e falar sobre alimentação e suplementos, voltámos a fazer o teste - o mesmo que poderão fazer no próximo dia 26 - e conclui que apesar dos meus valores relativos à Anemia estarem dentro dos limites, as minhas reservas de ferrítina estão em baixo.
Passei esta informação à minha médica ( que está a acompanhar a gravidez ) e ela decidiu que valia a pena fazer uma análise ( recolha de sangue ) e perceber se seria necessário aumentar o suplemento de Ferro ( que é aconselhado em todas as gravidezes ).
Em qualquer altura o controlo da Anemia é essencial - já que os sintomas são bastante comuns e tendemos a desvalorizá-los - mas durante uma gravidez a deficiência de Ferro pode ter consequências bastante complicadas para o desenvolvimento do feto.
Relembro que a Anemia se caracteriza por ser uma carência de ferro que provoca alguns ( ou todos ) estes sintomas : Fadiga, Queda de Cabelo, Falta de Concentração, Dores de Cabeça, Irritabilidade e Palidez.
Podem esclarecer dúvidas e procurar mais informações no Anemia Working Group (AWGP) seguindo este link de facebook. No âmbito do Dia da Anemia a 26 de Novembro, vão ser realizados rastreios no Centro Comercial Colombo e Arrábidashopping e é uma oportunidade perfeita para perceber como andam esses níveis!
Vamos todos lutar e construir uma #umasaudedeferro .
Post escrito em parceria com AWGP.